Discernindo os falsos profetas

 

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.(1 Jo 4:1)

Talvez o dom mais precioso para esses dias que estamos vivendo seja o dom do discernimento de espíritos. (1 Cor 12:10). Estamos num tempo onde muitos tem se levantado para falar da “parte de Deus”.

João mostrou sua preocupação com os falsos ensinos, com os falsos profetas e as falsas mensagens que permeacam os crentes da igreja primitiva.

O apóstolo Paulo nos recomenda 2 coisas:

1) Não crer em todo espírito que se apresenta
2) Provar de onde procedem

A palavra nos diz que devemos ser prudentes como as serpentes e símplices com as pombas(Mt 10:16).
Não demos dizer amém para todas as palavras que nos proferem, isso quem diz é a própria Bíblia.

Não desprezeis as profecias,mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;(I Ts 5:20:21).
Em uma outra versão diz: “Examinar tudo”.

AS EVIDÊNCIAS

A palavra de Deus é tão clara quanto aos fatos dos finais dos tempos que mostra muitas evidências disso.Entre essas podemos citar:

1) O surgimento de “muitos falsos profetas” – Temos que ter cuidado, pois como diz João, muitos falsos profetas tem se levantado e isso quer dizer que não são poucos aqueles que falam em nome do Senhor
(2 Jo 7).

2) Introduzirão heresias destruidoras ou para perdição: Diz a palavra que essas heresias negarão o Senhor que o resgatou. Em muitos lugares tem se pregado o evangelho da lei. Por querer o credito para si, muitos tem usado Jesus para enganar a muitos.

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.(2 Pe 2:1)

3) Muitos seguirão essas doutrinas – Outra evidência é que “MUITOS”  seguirão as suas práticas libertinas(1 Pe 2:2). Não serão poucos que serão enganados. (Mt 24:24-25).

Diz que operariam GRANDES SINAIS E PRODIGIOS  para ENGANAR  “se possivel” os eleitos.

Isso quer dizer que existe um condicional e que nem todos serão enganados, embora creio que todos que Deus chamar serão provados a dar ou não crédito a esses. Também diz as Escrituras que Deus derramaria sobre toda carne o Seu Espirito.(Joel 2:28).
Mais do que nunca será preciso o dom do discernimento de espiritos para identificar entre um e outro. (I Cor 12:10)

4) Por avareza e cobiça farão comércio de vós – Desde os tempos bíblicos que existe este tipo de prática, mas foi desde o inicio do século XX que iniciou o movimento da Teologia da prosperidade nos Estados Unidos disseminando-se para o Brasil por muitas denominações. Tais denominações cresceram assustadoramente, embora sempre sejam alvos de investigações e escândalos. Criando verdadeiros impérios religiosos
(2 Pe 2:3).

5) Usarão de uma linguagem mundana e carnal:  Diz as Escrituras:
Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.(1 João 4:5).

Falam apenas o que o mundo entende e deseja, ou seja a mensagem deles serão mais carnal do que espiritual. Buscarão seus proprios interesses e falaram o que o mundo almeja vivendo de uma doutrina cristã egoísta e materialista. Tentaram perverter o santo com profanações e o justo com enganações de injustiça.

Diz as Escrituras:

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
Judas 1:12-13
Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.(Judas 1:16) Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Judas 1:18-19

6) Sustentam a doutrina de Caim , Balaão e Coré: Outra característica é que entraram no caminho de Caim, pelo engano do prêmio de Balaão e a contradião de Coré (Judas 11).

Caim –   Caim teve sua adoração rejeitada por Deus e movido pela inveja e ódio acabou sendo “amaldiçoado” pela sua atitude.

Balaão – O ensino de Balaão era confundir assuntos espirituais  e morais com interesses materiais. É o gnosticismo libertino de Judas 1-16). Ensino que pode ser usado para manipular as emoções dos ouvintes, para extorquir-lhes dinheiro em benefício do mensageiro. (Nm 22:24; 25.1-3, 31:16). A igreja de Pérgamo havia esse tipo de ensino. (Ap 2:14)

Coré –  Consiste no ensino da “revolta” e “rebeldia”.  Por achar que tinham capacidade de serem líderes , Coré juntos com seus grupo  os “250 homens capazes ” se rebelaram  contra Deus e a autoridade de seu líder Moisés.
A contradição de Coré na realidade são homens sem nenhum chamado de Deus para o ministério, que querem pelas suas posições e capacidades assumir cargos. Mas em tudo isso há intenções de primazia e dominação.  Seguem na verdade o curso de Satanás que foi rebelde diante de Deus.

7) Não demonstram o amor fraternal:  Diz as Escrituras: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.(1 João 4:7). Mas a principal característica desses espíritos enganadores é que eles não possuem o amor fraternal, mas pensam somente em si.

Diz as Escrituras:

“Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.” (Judas 1:12-13).

Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem
Judas 1:10

Anderson Cássio de Oliveira
Ministério Com Cristo

Etiquetas: ,

Deixe um comentário